M.C.C.:MOVIMENTO CONSCIÊNCIA CRISTÃ

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
VOCÊ CONCORDA QUE A DROGA LÍCITA PASSE P/ ILÍCITA?
Sim, concordo!
Não concordo!
Somente o cigarro.
Só a bebida alcoólica
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (644 votos)




ONLINE
1









Total de visitas: 157451
VENERAÇÃO DE IMAGENS

     Está nos visitando uma “imagem”, uma representação de Maria. Não falta quem diga: “os católicos são idólatras”, “os católicos estão indo atrás de ídolos mudos” e para isso recorrem indevidamente a textos bíblicos tais como: Ex 20,4-5 ou Is 44,9-20.

     Façamos uma distinção básica entre “santo” e “imagem”. Santo ou Santa é um homem ou mulher, servos de Deus, os quais são santos exatamente por terem obedecido fielmente a Deus e se tornado assim modelos de vida cristã. Maria disse: “eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a vossa palavra” Lc 1,38.

     Imagem é uma representação de alguém. As imagens sagradas são representações de Cristo e de seus santos. O Deus invisível se tornou visível em Jesus. Por isso a Bíblia diz: “Cristo é a imagem de Deus invisível, o primogênito de toda criatura”. (Cl 1,15). A imagem mais sagrada de Deus que temos em nosso meio é o ser humano: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26). Já que Deus quis tornar visível o seu ser através de Cristo e do ser humano, isso nos diz que as coisas criadas podem ser um reflexo de sua beleza, de sua bondade e de seu poder. Ele quer se manifestar também pelas coisas visíveis. Esse é o sentido da “encarnação” do filho de Deus. “quem me vê, vê o pai” (Jo 14,9) e o que Felipe estava vendo era a face humana de Cristo.

     Outra distinção fundamental precisa ser feita: adorar e honrar(venerar).

Adorar é reconhecer alguém como seu Deus e Senhor e a Ele se submeter em obediência, prestando-lhe culto como criador do universo.

     Venerar é honrar, homenagear, cultuar, mas não reconhecer aquela pessoa ou objeto como Deus.

     A igreja católica ensina que se adora somente a Deus! A todas as outras criaturas e as imagens devemos respeito, honra e veneração. Aliás, a igreja só venera os santos e os honra, porque foram fiéis seguidores de Cristo e por isso se tornaram para nós modelos de vida evangélica. Suas imagens têm para nós a finalidade de evocar (lembrar) a pessoa em nosso meio. Merecem respeito pelo que representam, tal como um retrato de nosso pai ou nossa mãe.

 

O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE IMAGENS?

 

a) No célebre texto do Ex. 20, tão citado pelos irmãos protestante, eles deixam de lado o versículo 3: “não terás outros deuses diante de minha face”.

Ora naquela época não havia imagens de Jesus, Maria ou dos santos, até mesmo porque eles não existiam ainda. O Êxodo foi escrito aproximadamente 1.250 anos antes do nascimento de Jesus. São Francisco morreu em 1226 depois de Cristo. São Benedito em 1563, Santa Terezinha em 1897, então não poderia  estar se referindo a eles. A Bíblia fala de “deuses” , depois “ídolos” para substituir o lugar do verdadeiro Deus. Isso nunca quiseram os santos! Maria se declarou a “Serva do Senhor” (Lc 1,38). São Francisco dizia “Meu Deus e meu tudo”.

b) na outra passagem usada pelos evangélicos está escrito: “com a sobra faz um deus, um ídolo, diante do qual se prosta para adorar e orar, dizendo: “salva-me tu és o meu deus” (Is 44,17). Ora, a própria citação já fala em se prostar para adorar, o que não é nosso caso de  católicos, diante das imagens. Ajoelhar-se diante de alguém não significa logo, adoração. Os noivos  que se ajoelham diante dos pais e lhes pedem bênçãos, não estão adorando os seus pais! Moisés se prostou diante do seu sogro Jetro (Ex 18,7), Betsabé se prostou diante de Davi (I Rs 1,16) e nem por isso cometeram idolatria, porque não se prostaram em adoração e sim em reverência.

 

DEUS MANDA FAZER IMAGENS

 

Quando não é para adoração, Deus manda fazer imagens. Vejamos:

“O Senhor disse a Moisés: Farás dois querubins de ouro. Estes querubins terão suas asas estendidas para o alto e com as asas protegerão a tampa da arca da aliança. E ali eu virei ter contigo”. (Ex 25,18-22).

O povo veio a Moisés e disse-lhe: pecamos, murmurando contra o senhor e contra ti. Roga ao senhor que afaste de nós essas serpentes. Moisés intercedeu pelo povo e o senhor disse a Moisés: “faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo que for mordido, olhando para ela será salvo”. (Num 21,7-8)

Existem ainda outros textos semelhantes: I Rs 6,26-29; I Rs 7,29; Ex 41,18; Sb 16,5-8.

Ora estamos diante de uma decisão séria: ou aceitamos que a bíblia se contradiz ou teremos que reconhecer ser falsa a argumentação protestante. Se como os protestantes explicam: “ não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que está acima nos céus ou embaixo sobre a terra... não prostarás diante dela...” (Ex 20,4-5) significa que não se pode fazer imagem com qualquer finalidade, exceto adoração, quer dizer que pelos textos acima Deus se contradisse.

Os querubins que ele mandou fazer são seres que “estão acima nos céus” e a serpente está “embaixo sobre a terra”. Além disso, se considere o fato de que o templo e a arca da aliança eram os lugares mais sagrados para o povo de Deus. O senhor se manifestava na arca! Pior ainda: a serpente de bronze não só foi feita, mas quem olhasse para ela ficava curado!

Como ainda afirmar, com a bíblia na mão, que Deus proíbe fazer imagens?!

A igreja católica continua a ensinar, como sempre fez, que as imagens dos santos  são para nossa veneração e jamais para adoração, visto que apenas representam servos e servas de Deus.

           

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis