M.C.C.:MOVIMENTO CONSCIÊNCIA CRISTÃ

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
VOCÊ CONCORDA QUE A DROGA LÍCITA PASSE P/ ILÍCITA?
Sim, concordo!
Não concordo!
Somente o cigarro.
Só a bebida alcoólica
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (632 votos)




ONLINE
1









Total de visitas: 154034
O QUE É SER CRISTÃO

O QUE É SER CRISTÃO?

Disse Jesus:" Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus seguidores." (João 13,35)

SEGUIR JESUS

Muitas pessoas se consideram cristãs apenas pelo fato de terem sido batizadas. Outras, porque rezam muito, cantam e falam o nome de Jesus a toda hora.

Mas, quem é batizado e vive como se não fosse, será que realmente é cristão? E quem louva a Jesus mas não é solidário com os pobres? O próprio Jesus disse a seus amigos: “ Nem todo aquele que me diz:”Senhor, senhor” entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade de meu Pai, que está no céu.”(Mateus 7,21)

Ser cristão vai muito além de atos isolados e palavras decoradas. Ser cristão é um estilo de vida: viver como Jesus viveu e ensinou a viver. Isso se chama seguimento de Jesus.

Não quer dizer que os cristãos de hoje devam reproduzir atos do passado. Seguir Jesus é trazer sua mensagem para os dias de hoje e colocá-las em prática. É viver e anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus, o Evangelho.

O seguimento de Jesus não é fácil. Viver e anunciar o Evangelho provoca a ira dos poderosos e violentos, os anti-cristos. O cristão deve estar atento para não se deixar levar pelo medo ou pelo desânimo. A alegria de seguir Jesus compensa qualquer perseguição!

Leia: Mateus 5,13-16 e Lucas  10,25-37

A VIDA NO ESPÍRITO

De onde os cristãos tiram força para seguir Jesus? Como viver o Evangelho numa sociedade tão marcada pela injustiça e pela violência?

A força vem do Espírito de Jesus, que é o Espírito Santo. Deixando-se guiar pelo Espírito, os cristãos são capazes de atualizar os ensinamentos de Jesus e de participar  da construção de um mundo melhor.

O Espírito Santo está presente no coração de todas as pessoas, cristãs ou não-cristãs, convidando-as a amar o próximo. Toda pessoa que ama está sendo movida a amar pelo mesmo espírito que animou Jesus.

O Espírito Santo nos aproxima uns dos outros através do amor. Quem prejudica os outros ou se fecha em seus próprios interesses está sendo movido por outro tipo de espírito... o “espírito de porco”!

O que é o pecado contra o Espírito Santo?É se recusar a amar. De fato, é o único pecado que não pode passar em branco, porque sem amor não existe vida.

E você, vive no Espírito de Jesus?

Leia: Gálatas 5,13-25 e Romanos 8, 5-6

SER POVO DE DEUS

Os cristãos são aqueles que vivem de acordo com o Espírito de Jesus. O Espírito leva as pessoas a se unirem pelos laços da solidariedade e da amizade. Como, então, alguém poderá ser um verdadeiro cristão se teimar em permanecer isolado dos outros?

Os cristãos são membros de uma grande família, a Igreja. Formam o novo povo de Deus, reunido para fazer sua vontade através do seguimento de Jesus. Na comunidade, os cristãos se reúnem para rezar(liturgia), para refletir(catequese) e para agir(pastoral).

Para celebrar sua entrada e participação na comunidade, o cristão recebe três sacramentos: o batismo, a crisma e a eucaristia.

O batismo indica a morte para o pecado e o renascimento para o amor, simbolizados pela imersão na água.

A crisma indica o envio para a missão evangelizadora, pela força do Espírito Santo, simbolizado pela unção com o óleo.

A eucaristia indica o compromisso com Jesus e com a comunidade, simbolizado pela partilha do pão e do vinho consagrados.

Será que todas as pessoas batizadas, crismadas e participantes da eucaristia têm consciência de tudo isso? E você?

Leia: 1Coríntios 12,12-26 e Gálatas 3, 26-29

O QUE QUER DIZER A PALAVRA “CRISTÃO”?

A palavra cristão deriva de Cristo, que quer dizer Ungido. Em Israel, os reis e os profetas eram ungidos com óleo de oliva perfumado. Esse gesto simbolizava a missão que Deus lhes concedia: de viverem em benefício do povo.

Cristo, portanto, não é um sobrenome de Jesus, mas sim um título que indica sua missão.

Os seguidores e as seguidoras de Jesus são chamados de cristãos e cristãs porque:

-Reconhecerem Jesus como o Ungido ou Cristo;

-Foram ungidos, ou seja, convocados por Deus para participar da missão de Jesus Cristo.

Atualmente, os cristãos estão divididos em diferentes denominações ou igrejas. Isso acontece por fatores históricos e divergências em relação a doutrinas , costumes...

Ecumenismo é o movimento que procura aproximar os cristãos entre si, respeitando as idéias e convicções de cada um. Afinal, como os cristãos vão anunciar o Evangelho do amor se nem conseguem amar uns aos outros?A missão de Jesus Cristo era de unir o povo de Israel. Da mesma forma, os cristãos têm missão de unir o povo de Deus hoje.Leia: João 17, 1-26

O MANDAMENTO DO AMOR

O resumo do seguimento de Jesus é o amor. Disse ele a seus amigos e amigas: “O primeiro mandamento é este: Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua força. O segundo mandamento é este: ame a seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.” (Marcos 12,28-31)

Jesus deixou bem claro o que há de mais importante na vida de todas as pessoas. Para nós, ficou um outro trabalho: descobrir como, a cada novo dia, praticar esses mandamentos!

E você, sente-se convidado a seguir Jesus, colocando em prática esses mandamentos?     

 

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis