M.C.C.:MOVIMENTO CONSCIÊNCIA CRISTÃ

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
VOCÊ CONCORDA QUE A DROGA LÍCITA PASSE P/ ILÍCITA?
Sim, concordo!
Não concordo!
Somente o cigarro.
Só a bebida alcoólica
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (640 votos)




ONLINE
1









Total de visitas: 155929
DEUS QUER O SOFRIMENTO?

“Tu amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que criaste. Se odiasses alguma coisa, não a terias criado. De que modo poderia alguma coisa continuar a existir, se tu não a quisesses? Tu, porém, poupas todas as coisas, porque todas pertencem a ti, Senhor, o amigo da vida!”(Sabedoria 11,24-26)

 

POR QUE SOFREMOS?

 

     O sofrimento é a reação natural do ser humano a tudo que é contrário a seu bem-estar.

     Às vezes, o sofrimento nasce da desarmonia  interior, que se revela através de ansiedade, mau-humor, doenças físicas ou psíquicas, emoções negativas, dor , culpa, uso de drogas,  etc.

     O sofrimento também pode surgir da desarmonia entre as pessoas, que se revela em comportamentos como competição, ciúme, brigas, traição, violência, desconfiança, machismo...

     Há também um tipo de sofrimento causado pela desarmonia social, que podemos notar em situações como miséria, guerra, preconceitos, exclusão, perseguição política ou religiosa, etc.

     O sofrimento também nasce da desarmonia com a natureza, como vemos no caso da poluição, da caça predatória, do efeito estufa, etc.

     Na raiz disso tudo está a falta de harmonia do ser humano com Deus e com sua proposta de vida boa para todos. Jesus dizia: “Não fiquem preocupados, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Que vamos vestir? O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Pelo contrário, busquem o Reino de Deus e sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas  essas coisas.”(Mateus 6,31-33)

     A única solução para o sofrimento é buscar o Reino de Deus e sua justiça. Em outras palavras, resgatar a harmonia perdida com Deus e todo mundo, a começar de nós mesmos.

     Leia Salmo 128(127) e Mateus 5,1-12

 

DE QUEM É A CULPA?

 

     Às vezes, o sofredor culpa a si mesmo dizendo: “ Que foi que eu fiz para merecer isso? Será castigo? Mas, se  sofrer fosse castigo, será que haveria tanta gente boa  sofrendo, e tantos  pecadores vivendo bem?

     Há também quem diga ao sofredor: “ Paciência, Deus quis assim!”. Joga a culpa sobre Deus. Mas, por que Deus iria ferir seus filhos tão queridos, pelos quais dá tudo de si?

     O sofrimento não é nem castigo, nem vontade de Deus. Ele tem suas origens em situações próprias da vida, e também  em atitudes humanas que chamamos de pecado.

     Nem sempre o pecador sofre com o próprio pecado. Quem sofre mesmo são os inocentes, suas vítimas. A Bíblia denuncia esse fato: “ Por que os injustos continuam vivos e envelhecem cada vez mais ricos? Empurram os indigentes para fora do caminho, e os pobres da terra têm que se esconder.”(Jô 21,7;24,4)

     Vamos refletir:” Como seria a vida humana sem os sofrimentos causados pelo pecado?”

     Leia: Jô 24,1-17 e Gálatas 5,13-26

 

 

DEUS CUIDA DE NÓS

 

     Sabe aquela força interior que aparece quando a gente mais precisa?E a fé que nos impede de desanimar? E o desejo de ir além dos nossos limites?

     Olhe para dentro de si mesmo e descubra: quem realiza tudo isso é o Espírito de Deus que habita em nós, dando-nos consolo e coragem nos momentos difíceis.

     Somos filhas e filhos queridos de Deus. Ele nos criou para vivermos bem, e cuida de nós principalmente nos momentos difíceis. É nosso maior aliado na luta pela vida.

     Já dizia o apóstolo São Paulo:” Se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós?Ele não poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós. Como não nos daria também todas as coisas junto com o seu Filho?”(Romanos 8,31)

     Quanto mais nos colocamos em sintonia com Deus, mais força e coragem obtemos. Essa sintonia é a fé, cultivada na oração, na leitura da Bíblia, na vida em comunidade e, principalmente , no amor ao próximo.

     Em outras palavras, Deus cuida de nós quando cuidamos uns dos outros.

     Há pessoas que ficam esperando Deus fazer tudo sozinho. Mas, se fosse assim, será que Deus já não teria feito tudo logo de uma vez, desde o início? Se o mundo é inacabado, é sinal de que nossa colaboração é indispensável.

     Leia: Salmo 4;

              Isaias 49, 15-16

              Mt 11,28-30

 

A VIDA É UM DESAFIO

 

     Muitas vezes a gente gostaria de não sentir raiva ou medo de nada. Preferia está sempre feliz, em paz, contente e alegre...e ter apenas sentimentos positivos!

     Mas, a vida humana é feita de sentimentos contrários. Certos momentos são de paz, outros , de conflito. Há tempos de alegria e tempos de tristeza; momentos de prazer e momentos de dor. Às vezes , tudo vem misturado: a gente é capaz de sentir ao mesmo tempo amor e medo; dor e prazer; raiva e ternura...

     Conviver com os sentimentos negativos exige uma maturidade que só a vida é capaz de ensinar. A Palavra de Deus traz uma bela lição da vida a esse respeito:” Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações . Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se , console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida.”(Eclesiástico 30,21-25).

     E você: Como convive com seus sentimentos negativos? O que tem feito para estar de bem consigo mesmo?

     Leia Eclesiastes 3,1-8 e Mateus 13,24-30.

 

HÁ VAGAS!

 

     O mundo anda complicado. Desemprego, miséria, violência, solidão...que nos trazem  sofrimento e morte. A solução depende do esforço de toda a sociedade , mas parece que nem todos querem colaborar...Que fazer?

     Algumas pessoas se “agarram” com o divino, fazem promessas e pedidos sem fim, esperando que Deus dê jeito em tudo. Outras têm raiva de Deus, porque acham que ele podia ter feito tudo perfeito logo de início.

     Essas pessoas não perceberam que o mundo é como um grande mutirão de construção. O mundo não está pronto. Deus deixou alguma coisa para a gente fazer, mas é preciso a colaboração de todos para fazer bem feito.

     Você não quer entrar nesse “mutirão” para terminar a obra da Criação?             

Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis